domingo, 13 de outubro de 2013

O QUE É SAÚDE MENTAL?




A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição 'oficial' de saúde mental.

Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a 'saúde mental' é definida. Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional.

A saúde Mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.

Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de transtornos mentais.

1. Saúde Mental é o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas.

É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem contudo perder o valor do real e do precioso.

É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro. (Dr. Lorusso);


2. Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros.

Aceitar as exigências da vida.

Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações.

Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.


3. Os seguintes itens foram identificados como critérios de saúde mental:

3.1. Atitudes positivas em relação a si próprio

3.2. Crescimento, desenvolvimento e auto realização

3.3. Integração e resposta emocional

3.4. Autonomia e autodeterminação

3.5. Percepção apurada da realidade

3.6. Domínio ambiental e competência social.


Fonte: http://www.saude.pr.gov.br

6 comentários:

  1. "Cultivar estados mentais positivos, como a GENEROSIDADE e a COMPAIXÃO, decididamente conduz a uma melhor SAÚDE MENTAL e à FELICIDADE." (Dalai Lama)

    ResponderExcluir
  2. Triste Estatística

    Uma pesquisa que mapeou a frequência de doenças mentais na Grande São Paulo mostra que os transtornos de ansiedade, como estresse pós-traumático, fobias e síndrome de pânico, lideram e estão presentes em 20% da população.

    A pesquisa mostrou que 10% da população em São Paulo têm doenças psiquiátricas graves. Esse índice está acima da média de outros 14 países, segundo a Organização Mundial da Saúde. Nos EUA, a prevalência é de 5,7%.

    Os dados são do projeto São Paulo Megacity, um estudo realizado pelo IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas de São Paulo com 5.037 residentes dos 39 municípios da região.

    Só um terço dos brasileiros com transtornos graves recebeu tratamento nos 12 meses anteriores às entrevistas.

    "Os transtornos mentais são frequentes, mas pouco reconhecidos e tratados. A sociedade sabe pouco a respeito e há um estigma ligado às doenças", diz Menezes.

    Coloquei somente o que mais chamou minha atenção na reportagem.

    Fonte: Folha Online

    ResponderExcluir
  3. Alerta importante! Pessoas muito maldosas, cujo veneno sai até através dos poros, estão danificando seus neurônios. 1º sintoma: Falta de criatividade e tempo ocioso para se preocupar com a “sanidade mental” das outras pessoas, mal sabem elas que a sua própria está seriamente danificada. Se não mudar de hábitos e atitudes a sua “sanidade mental” estará irreversivelmente comprometida. É sabido que excesso de maldade e veneno, não faz bem a ninguém.

    Por ser um assunto que sempre chamou minha atenção, coloquei outro dia no meu status, o que está escrito acima e gerou questionamentos:

    O que aconteceu?

    Aconteceu alguma coisa?

    Para tranquilizar... É só mesmo um assunto pelo qual tenho muita curiosidade, devido à minha experiência e vivência, sempre em contato com muitas pessoas, por causa do meu trabalho.

    Presenciei muitas vezes que de forma bem maldosa e pelas costas, há pessoas que taxam outras como “louco (a)” e na frente se fazem de “mui amigos”, deste modo, a pessoa nem desconfia. Portanto é importante se avaliar de como o “taxar alguém de louco (a)” tem sido usado de uma forma leviana, pois o correto para fazer um diagnóstico desse porte, é ser um Psicanalista Especializado.

    No entanto, muitas das vezes que presenciei esse fato, a minha conclusão sempre foi de que a pessoa que esta sendo “taxada” é mais sincera, luta pelo que considera correto, jamais chamaria um amigo de louco pelas costas, enfim é uma pessoa que não merecia ser tratada assim, de modo tão maldoso. Enquanto, as pessoas que “taxam” os outros, geralmente são mais falsos, menos confiáveis e ainda “acham” que estão abafando, que são superiores aos outros mortais, mais lúcidos... Será?

    Aprecio como de suma importância à reflexão, para a utilização do termo “louco (a)”

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante esses itens para:

    "Conservar a Saúde Mental"

    A saúde fisica consiste no bom funcionamento do organismo e de suas funções vitais. A maioria das internações acontecem pelo descuidado com a saúde física e com o mau uso do corpo. Para se ter uma boa saúde física devemos nos exercitar, se alimentar bem e cuidar do nosso corpo.

    A saúde mental é de extrema importância para se ter uma saúde fisica em perfeito funcionamento. Com uma boa saúde mental nós nos sentimos bem consigo mesmo e com outras pessoas. Estamos sempre aptas para lidar com as mudanças e desafios do dia-a-dia. Para conservar uma boa saúde mental devemos ler bons livros, assistir bons programas, nos aprimorarmos intelectualmente, fazer passeios e principalmente ter uma visão positiva da vida.

    ResponderExcluir
  5. O que você não resolve em sua mente, seu corpo reverte em enfermidade.

    "Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios."
    (Jean Piaget)
    IInteressante...

    ResponderExcluir